O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

8 serviços do seguro multirrisco (muito úteis) que talvez desconheça

 

Uma avaria ou infiltração provocada por danos na canalização podem colocar em causa a integridade da sua casa e o bem-estar da família. Sabia que o Serviço de Assistência do seguro multirrisco garante o envio de profissionais para avaliar os danos? E sabia que, se a sua casa não estiver em condições para ser habitada e a família tiver que se mudar provisoriamente, este serviço também cobre as despesas de alojamento, alimentação e lavandaria?

Há várias garantias que talvez desconheça, que estão disponíveis na contratação de um seguro multirrisco. Entre elas, destaca-se o Serviço de Assistência, também conhecido como serviço de Assistência domicílio.

 

Serviço de Assistência do seguro multirrisco. O que é?

É um serviço do seguro multirrisco que tem como objetivo prestar assistência em caso de imprevistos ou sinistros, desde que contemplados nas garantias da apólice. A assistência pode ter a forma da prestação de serviços ou do reembolso de despesas, até aos montantes indicados nas condições particulares. Fique a saber:

 

1. Envio de técnicos para reparações
Uma torneira a pingar ou uma avaria num eletrodoméstico implica grande parte das vezes que um profissional se desloque a sua casa. Este custo é, em muitos casos, superior ao arranjo.

No entanto, pode pedir, através do Serviço de Assistência, a deslocação do técnico para verificar a origem do dano e qual a reparação necessária. O custo da deslocação fica a cargo da seguradora e os gastos com a reparação ficam por sua conta.

Alguns destes serviços podem ser requisitados a qualquer hora do dia (24 horas), numa emergência, como é o caso do canalizador ou eletricista, outros só podem ser pedidos durante o dia, como é o caso de carpintaria, pintura ou técnicos de televisão.

 

2. Reembolso de despesas de alojamento
Se a sua casa ficar inabitável e tiver de pernoitar num hotel ou alojamento, o Serviço de Assistência garante o reembolso das despesas que teve com estadia e transporte, até ao limite estipulado nas condições do contrato.

Caso seja necessário, a seguradora fica encarregue de realizar as respetivas reservas.

 

3. Pagamento de gastos de lavandaria e restaurante
Teve uma inundação em casa, a máquina de lavar roupa avariou-se ou não consegue utilizar a cozinha para preparar refeições? Pode accionar o serviço Assistência do seguro multirrisco e ser reembolsado dos gastos que teve em restaurantes e lavandaria, até ao montante definido.

Dica: Para ser reembolsado de despesas de alojamento, lavandaria ou transporte, peça sempre fatura com o número de contribuinte do titular do seguro.

 

O Seguro Casa da Tranquilidade é muito mais do que um seguro tradicional que protege as quatro paredes da sua habitação. Além das coberturas obrigatórias e das mencionadas neste artigo, ainda pode beneficiar de assistência a animais, arranjo de eletrodomésticos, proteção digital ou assistência médico-sanitária.

 

4. Contratação de um vigilante
Numa situação em que o imóvel fique acessível do exterior ou a fechadura inutilizada, também pode contar com o seguro multirrisco. Caso necessite de contratar um vigilante para evitar o roubo dos bens de sua casa, a seguradora suporta estas despesas, até ao limite definido no contrato.

 

5. Regresso antecipado por inabitabilidade da residência
Agora imagine que está de férias quando ocorre um sinistro que deixa a sua casa inabitável e vê-se obrigado a regressar. O Serviço de Assistência providencia um bilhete de comboio em 1ª classe ou, caso a viagem de comboio seja superior a cinco horas, um bilhete de avião em classe turística.

Se ainda for necessário, o seguro multirrisco assegura o pagamento de uma estadia num hotel. E se quiser voltar ao local onde estava para trazer o automóvel, a seguradora suporta o pagamento do bilhete de ida.

 

6. Substituição de televisão por 15 dias
Sabia que se a sua televisão ficar danificada, furtada ou roubada, pode pedir à seguradora um aparelho de característica semelhantes? Este serviço é gratuito e tem a duração de 15 dias após a data do sinistro.

 

7. Prestação de apoio jurídico em caso de furto ou roubo
Em caso furto ou roubo do seu imóvel, pode pedir o serviço de apoio jurídico. Esta funcionalidade pode ter duas formas:
> Aconselhamento sobre as providências a tomar, caso o imóvel fique inabitável;
> Apoio jurídico sobre os passos a tomar para fazer uma denúncia às autoridades.

 

8. Transporte de mobiliário
O serviço de transporte de mobiliário da cobertura Assistência apenas pode ser acionado caso a sua casa fique inabitável na sequência de um sinistro coberto pelo seguro multirriscos. Neste cenário, a seguradora suporta os custos do aluguer de uma viatura de transporte para realizar a mudança do mobiliário para uma habitação provisória, assim como da guarda dos bens que não sejam transferidos.

Caso troque de residência definitiva, na sequência de um sinistro, a seguradora também cobre os custos de transporte de mobiliário para a nova residência definitiva, desde que se situe num raio inferior a 50 quilómetros do imóvel seguro.

A informação desta página foi útil?